Wanna translate?

terça-feira, 16 de abril de 2013

Meu Encontro Com Mestre Camisa


Antes de mais nada, peço licença a Nestor Capoeira pelo título em que parafraseio a sua série, a qual mencionei dois posts atrás. Permissão concedida, então prosseguindo:

Já havia comentado aqui sobre um tal trabalho, que venho fazendo para a faculdade, sobre Mestre Camisa. É coisa simples, 5 minutinhos de matéria de um perfil de algum "pensador". Leia-se pensador: alguém que tenha algo interessante a dizer, nada a ver com um intelectual. Pode ser tanto um ministro como um motorista de ônibus. E, como boa parte dos trabalhos que me pautam na faculdade eu penso em fazer sobre capoeira (esse blog é um exemplo disso), essa tarefa não fugiu à regra: queria falar sobre o Mestre Camisa, o nosso Mestre.

Honesta e humildemente, não cabe ostentar o trabalho, nem criar expectativas com ele. É apenas uma experiência de três aspirantes a jornalismo que, no final das contas, nem cairá em nosso portfólio. A única coisa que realmente poderia me interessar a falar aqui é sobre o contato que tive com Camisa para realizar esse trabalho.

Após alguns telefonemas - muito nervosos - com o Mestre, consegui marcar uma entrevista com ele em seu habitat natural, o CEMB. Tínhamos certeza de que teria que ser gravado lá, pois a fazenda falava por si só, seria um personagem tão forte (ou quase tão forte) quanto o nosso protagonista. E assim fomos no domingo, 14 de abril. Eu, as duas meninas que formavam o trio comigo, Clara e Mariana, e mais dois amigos-capoeiristas que se animaram com a oportunidade de ter essa proximidade com tamanha inspiração em uma tarde. O graduado Gringo e a Bailarina, que foram tão indispensáveis quanto qualquer outra peça dessa missão! Obrigada!

Pensei em falar no tanto em que aprendi nessas horas com o Mestre Camisa, seja sobre capoeira, seja sobre a vida. Pensei em falar sobre a sua visão de religião e de Deus, que tanto se iguala à minha. Pensei em falar que aprendi mais sobre política nesse encontro do que em muitas aulas na faculdade. Pensei em falar sobre o quanto ele parece com o meu pai quando o assunto é natureza. Pensei em falar sobre o pulo que dei ao passado enquanto ele relatava tantas histórias surpreendentes. Pensei em falar sobre a aula de sociologia e cidadania que ele deu para os cinco presentes. Pensei em falar como aprendi sobre os homens somente ao observar como ele trata os animais. Pensei em falar em como fiquei emocionada quando ele humildemente nos serviu um lanche ao final do papo. Pensei em falar tanta coisa que preferi não falar nada, pois, por mais que tentasse, não conseguiria demonstrar o quanto essa tarde ficou marcada para mim.
Palavras são poucas para agradecer. Axé!

8 comentários:

  1. Cristal além de estar adorando seu blog não posso deixar de te agradecer, mais uma vez, por ter me proporcionado um contato deste tipo com o Mestre Camisa! Se antes disso td eu já tinha uma afinidade, carinho e amizade enormes por vc, agora só posso dizer que cresceu mto! =)
    Te adoro sua linda!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Estou curiosíssima para ver o resultado, você vai divulgar?
    Também já tive o prazer de entrevistar o Mestre Camisa algumas vezes para a Revista Praticando Capoeira, onde eu trabalhava na época, e sei muito bem o que você está sentindo. Não importa qto tempo de conversa se tem, vc sai desse encontro transbordando de coisas novas e outras bastante inusitadas a respeito de um mestre como o Mestre Camisa. Eu não sou aluna da ABADÁ, mas tenho grande admiração pela instituição e como capoeirista tenho grande respeito pelo Mestre Camisa.
    Parabéns por não negar a Capoeira nos trabalhos acadêmicos, por mais pessoas que tenhamos falando sobre ela, pesquisando sua história e mostrando suas personalidades, nunca será o suficiente para alcançar a grandeza da nossa arte.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maíra, fiquei muito feliz com todos os seus comentários!
      Vou divulgar esse trabalho sim, mas não crie expectativas, é só um trabalhinho de faculdade, hehehe :)
      Agradeço os relatos, dicas e até correções!! Volte sempre!!
      Gostaria de ler a sua monografia depois, você a tem on-line?
      Grande beijo e obrigada!!!

      Excluir
    2. Infelizmente não tenho online, mas vou catar o pendrive aqui e disponibilizo.
      Conheça o meu blog:
      www.capoeiradetodamaneira.blogspot.com

      Beijos!

      Excluir
    3. Que legal Maira, eu ja o conhecia! Que honra :)
      Vou linka-lo ao lado! Beijos

      Excluir
  3. Cristal, que delícia esse seu texto!!!!!!!!!!

    Vejo que você já está trilhando um belo caminho no jornalismo.

    Cada palavra lida aqui me proporcionou uma viagem na qual também me fiz presente nessa maravilhosa tarde, ao lado do nosso mestre.

    Parabéns pelo blog.
    Beijos,
    Juliana (Borboleta)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Borboleta!! Você não sabe a felicidade que eu sinto em ver um elogio assim!
      Muito obrigada pela sua visita, beijos!

      Excluir